quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dia Internacional do Voluntariado

05 Dezembro 2008

Em 1985, a Assembleia-Geral das Nações Unidas criou o Dia Internacional do Voluntariado com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais. O dia escolhido foi o dia: 5 de Dezembro.

Segundo a ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos."

Hoje em dia, no mundo inteiro, o trabalho voluntário é sinónimo de exercício de cidadania (mais participativa e consciente), solidariedade e também de realização pessoal.

Ser Voluntário é descobrir que não vivemos sozinhos neste mundo e que todos têm vida própria, vontades e necessidades.

Ser Voluntário é ser humilde, abnegado, não ser egocêntrico e ter uma grande vontade e disposição para ajudar o próximo.

Ser Voluntário é ter a capacidade de prestar um serviço profissional e não esperar pelo seu pagamento (em dinheiro).

Ser Voluntário é ficar feliz com a felicidade dos outros e saber que contribuiu para que isso acontecesse.

Assim, o Voluntariado constitui um pilar fundamental de construção da sociedade civil. Desperta as mais nobres aspirações da humanidade – a procura da paz, da liberdade, igualdades de oportunidades, da segurança e justiça para todos.

Como dizia O Pequeno Príncipe: "Se eu sei que você vem às quatro, desde as três estarei à sua espera". Assim, lembrando as palavras da mesma personagem: "Você é responsável pelo que cativa".

Profª Augusta Lourenço

Um comentário:

Anônimo disse...

O meu conceito de VOLUNTARIADO no momento actual, ou seja na forma como os aspectos sociais são encarados e entendidos hoje pelas sociedades, é um acto nobre ou uma forma nobre de estar na vida. Infelizmente a sociedade não reconhece convenientemente aqueles que de forma responsável e profissional exercem as suas missões a troco de um sorriso.Sem estes Nobres das Sociedades, o Mundo estaria muito pior, por isso, em meu nome e de todos aqueles, que como eu nos esquecemos destes BRAVOS VOLUNTÁRIOS, omeu, o nosso muito obrigado...Lamento a escassez das minhas singelas palavras para comentar esta temática, para mim considerada a Arte do Ser e do saber Estar na vida e na sociedade...