terça-feira, 10 de junho de 2008

“… 40% das Crianças em Portugal sofre com este problema…”

'... Sabendo que o 'Bullying', sempre existiu, inicia-se em tenra idade, desenvolve-se na escola e perdura toda a vida, na família, na comunidade e no local de trabalho, porque razão, agora com o ' Ciberbullying ', a sociedade em geral e a escola em particular, começaram realmente a encarar, este fenómeno, como uma problemática real e presente, praticada de forma sistemática, no nosso quotidiano? Deixou de ser visto como um fenómeno natural do desenvolvimento humano, constituido necessáriamente por estas etapas dolorosas de maturidade e crescimento, passando a ser encarado como um problema sério e grave, algumas vezes, com indícios de contornos criminais. Será isto hipócrisia, egoismo( mediatismo e exposições pessoais ), falta de zelo dos responsáveis ( entidades e família ) pelo desenvolvimento dos nossos jovens, para os preparar para uma cidadania sã, culta e com valores sociais?

PORQUÊ SÓ AGORA ENCARARMOS O BULLYING COMO PROBLEMA SÉRIO E GRAVE ?...'

45 comentários:

Anônimo disse...

é um assunto muito, muito, muito complexo e penso que aqui e ali todos temos uma cota de responsabilidade nesta situação...Talvez tenhamos de q fazer uma auto reflexão sobre esta matéria e preparar-mo-nos para esta problemática de forma objectiva, agindo mais na prevenção/sensibilização e não tanto de forma reactiva e esporádica.

Anônimo disse...

Esta matéria deve ser encarada, quase desde o nascimento, no seio familiar, por exemplo nos conflitos entre irmãos, familiares e amigos, porque desde sempre surgem atritos, por questões de poder, de pertença, de domínio territorial e material. Parece existir uma natural escala hierárquica de domínio, quase ditatorial e tentando fazer perdurar esse sentimento,quase genético, de liderança de forma intemporal. Estas situações, poderão, no futuro, entrar em choque com muitos valores da sociedade e promover questões relacionais conflituosas, nas comunidades onde, no futuro, as crianças irão estar inseridas.

Anônimo disse...

acho que foi um optimo trabaho ara esta turma está de parabéns apesar de os professores serem um pouco exegentes

foi um praser trabalhar com vocês.

Anônimo disse...

Apesar de ser uma das fundadoras acho que esta muito bom ao nivel de informaçãõ,o filme tambem esta muito bom


Espero que gostem deste site

Anônimo disse...

O trabalho que nós fizemos ficou muito bem e eu gostei de trabalhar neste tema.

Anônimo disse...

Acho muito interssante

Anônimo disse...

Gostei muito de fazeter este trabalho e os professores ajudaranos muito obrigada

Anônimo disse...

o nosso trabalho ta muita fiche

Anônimo disse...

achamos que o bullying nas escolas deveria acabar. chega de violÊncia. obrigado pela informacão

Anônimo disse...

o trabalho esta muito bom

Anônimo disse...

é um belo trabalho sobre bullying

Anônimo disse...

o bullying é para acabar vamos todos fazer por isso

Anônimo disse...

Este é um tema muito complicado, e é preciso dialogar sobre este tema


Continuem assim

Anônimo disse...

Acho interessate este trabalho

Anônimo disse...

Eu acho que o trabalho sobre o Bullying é muito entressante. continuem assim turma 6º f

Anônimo disse...

acho que este trabalho esta muito enteressante e é muito importante para acabar com o bullying nas escolas.eu gostavei muito de trabalhar neste tema porque é bom saber como agir quando sofre com o bullyin.

Anônimo disse...

Está um trabalho muito bom elaborado o filme tambem está muito bom apesar de ser um dos alunos desta turma

Anônimo disse...

acho que este tabalho está muito fixe e não é ó por er feito por nós.Espero que este trabalho sirva para alguma coisa e que senssibilize as pessoas que praticam o Bullying e que ficem a saber a sua gravidade e tambem que páremde o pratica

Anônimo disse...

eu acho que o bulling é muito violento ass:kevin

Anônimo disse...

isto e uma coisa que pode trazer problemas para os putos

Anônimo disse...

sao maus exemplos

Anônimo disse...

o bullying é muito violento para a criancinhas e por isso devia ser proibido pelos execotivos das escolas

Anônimo disse...

ta fixe

Anônimo disse...

ete trabalho esta muito bem feito, o filme principalmente

Anônimo disse...

Eu acho esse tema muito interessante porque em todas as escolas existe esse tipo de agressão.
Eu gostei muito de trabalhar neste tema com os meus colegas e com os meus professores, foi muito engraçado.
Espero com este trabalho que toda a gente tente ajudar as pessoas a não fazer isso.Obrigado pelos vossos comentários

Anônimo disse...

eu gosto muito do trabalho que fiz está muito bem

Anônimo disse...

Eu acho que o tema Bullying é muito emportante força pessoal. Beijos

Anônimo disse...

o bullying e muito violento para as criancinhas por isso as criança deviam ser mais protegidas

Anônimo disse...

e bue
mau fazer bullying e uma cena que temos que ajudar os nossos amigos

Anônimo disse...

a pessar de também ser umas das fundadoras gostei muito de trabalhar neste tema porque gotava de saber como me defender me defender se algum dia me fizessem bullying.obrigada aos professores

Anônimo disse...

gotei muito de trabalhar neste projeto porque fiquei a aber o que era o bullying e a sua gravidade, as suas comsequêsias e o que acomtese se eles estiverem empre a o amiassar

espero numca re alvam de bullying!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

eu acho que esta muito fixe.

Anônimo disse...

O trabalho é digno de ser visto e apreciado. A temática está actualizada e é um problema. A turma está de parabéns.
A professora Rosa Maria Castro está orgulhosa destes alunos que também são dela!

Anônimo disse...

Parabens por este trabalho deve ser conhecido por todo o mundo

Parabens

Anônimo disse...

eu neste trabalho gostei de aprender o segnificado da palavra bullying.e também queria agradecer aos professores.

Anônimo disse...

que bonito trabalho está de parabés a sora augusta

Anônimo disse...

Acho que este foi um trabalho muito complicado mas estão de parabens.






Muitos parabens

Anônimo disse...

Porque agora é que todos nós nos convencemos que o bullying está a ser um problema grave de toda a sociedade.Quais as causas?Só as conhecendo em profundidade será possível resolver-se este problema do bullying.Mas,com a união de todos,a compreenção dos adultos e o amor pelas crianças tenho esperança que, no futuro,a sociedade será mais responsável,mais sensível, mais amiga e mais compreensiva.

Bullying na Escola disse...

A Associação Nacional de Professores está a desenvolver um excelente trabalho nesta temática...

Anônimo disse...

Este tema é muito actual apesar deste tipo de fenómeno existir há muito mais tempo.

Dou-vos os parabéns pelo vosso trabalho.

O blog está interessante, devem continuar a dinamizá-lo.

Bom trabalho.

Anônimo disse...

Sim senhor! O 6.ºF e os professores orientadores de àrea de Projecto estão de PARABÉNS!
Desenvolveram um tema muito importante nos dias que correm, um problema actual sobre o qual é necessário reflectir, prevenir e agir.
Gostei muito do filme: está com muita categoria!

Anônimo disse...

A Família, uma Instituição em risco de extinção...Deverá ser a base fundamental de desenvolvimento de valores e princípios para a construção de uma sociedade saudável...
Mas a realidade mostra-nos um futuro desfocado...
Que modelos de Família e de sociedade poderemos encontrar daqui a 20 anos, num mundo cada vez mais SIMPLEX??
Não consigo encontrar respostas muito animadoras, fico apreensivo e sinto-me assustado, talvez um pouco frustado, pois também me sinto desmotivado e resignado... Tenho 4 filhos e por vezes sinto pânico por saber que caminhamos por um quelha sinuosa e esburacada, que com facilidade se perde o rumo da verdade, honestidade, humildade. As palavras AMOR e PAZ, também estão em vias de extinção, só vemos ódio e guerras...
Há uma grande passividade e sentimento de impotência em todos nós (adultos/pais/educadores), por isso, talvez seja fundamental uma aposta e um investimento forte na instituição FAMÍLIA.

Augusta Lourenço disse...

Olá a todos quantos nos visitam. Espero que continuem a colaborar com o nosso trabalho. Este ano lectivo 2008/2009 constituimos um Clube Mediador de Conflitos, servirá para dar seguimento ao trabalho iniciado e realizar outros como por exemplo: debates/colóquios, inquéritos, intercâmbios, tendo sempre por base a violência. Queremos apostar num universo escolar sem violência. Para além disso gostavamos de chegar a toda a comunidade e instituições que nos rodeiam podendo fazer parcerias. Se nos ajudarmos mutuamente poderemos ir mais longe. Se alguém quiser participar netse tipo de trabalho envie mensagem para o blog ou email. Colabore de qualquer forma para levar avante este projecto ambicioso.

Anônimo disse...

Acho que o grupo presisa de mais elementos também queres participar aparece 5ª e 6ª feiras das 13:40 às 15:00

Leonardo Dantas disse...

Quero parabenizar a iniciativa deste blog educativo e de construção da cidadania. Sou do Brasil e aqui as coisas também estão bem complicadas em relação ao bullying... Fui vítima há alguns anos. Postei um relato no meu blog: http://impressoesdascoisas.blogspot.com/2011/07/bullying.html.

Abraço a todos de Portugal.