quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Família - uma Instituição em risco de extinção!

Falo daquela que deveria ser a base fundamental de desenvolvimento de valores e princípios para a construção de uma sociedade saudável. Mas, a realidade mostra-nos um futuro desfocado...

Que modelos de Família e de Sociedade poderemos encontrar daqui a 20 anos, num mundo cada vez mais “SIMPLEX”?!
Não consigo encontrar respostas muito animadoras. Fico apreensivo e sinto-me assustado, talvez um pouco frustrado, em consequência de alguma desmotivação e resignação...ando desanimado e triste.

Tenho filhos, filhos dos “outros”, que meus filhos são, e, por vezes sinto pânico ao saber que caminhamos por uma quelha sinuosa e esburacada onde, facilmente, se perde o rumo da verdade, da honestidade e também da humildade. As palavras AMOR e PAZ estão também em vias de extinção. Imperam o ódio e as guerras...

Sinto uma grande passividade e inoperância dos governantes, estes modelos de sociedade, que incutem e desenvolvem a existência de sentimentos de impotência em todos nós (adultos/pais/educadores). Por isso, talvez seja fundamental, uma aposta e um investimento forte na instituição “FAMÍLIA”, ou como alternativa, uma reciclagem da classe dominante, algo que considero ser uma tarefa, muito mais complexa e só possível a longo prazo.

O grande problema é o tempo, e este não pára nunca, logo, também é uma tarefa impossível, lutar contra o tempo e contra a história da civilização. Penso que vivemos uma época negra, da história do Mundo e dos Homens, esta fase ficará para sempre no registo da memória colectiva, triste memória…

Vamos cruzar os braços? Não. Vamos mudar a classe dirigente? É impossível. Então vamos intervir e reeducar os que nos estão mais próximos, a Família. Talvez seja a melhor e única possibilidade de podermos contribuir directamente na comunidade e assim ajudarmos a reconstruir esta sociedade…